quinta-feira, 15 de outubro de 2009

À procura do imóvel perfeito IV – Qual vai ser a facada?


Agora que você descobriu pra onde vai o seu dinheiro, é hora de saber quanto dele você pode comprometer. Se você pretende pegar um financiamento bancário, só será liberado um valor cuja parcela mensal comprometa menos que 30% da renda bruta da pessoa ou do casal. Se conseguir correr do financiamento, você poderá ousar mais. No meu caso, por exemplo, em alguns momentos cheguei a comprometer 75% da minha renda líquida só com parcela de apartamento. Confesso que é difícil, tem que ter muito autocontrole e estar vivendo somente para aquilo. No meu caso, preferi ousar por um prazo menor a ter uma “folga” num prazo maior. Embora tenha feito e não tenha me arrependido, não aconselho pra quem está comprando sozinho. E se estiver comprando com mais alguém, o outro deve trabalhar com uma folga maior.
Quem tem disciplina e não quer ousar tanto, pode tentar aplicar um valor mensal (além de pagar a prestação) para quitar mais cedo ou antecipar parcelas. Dessa forma você consegue unir a segurança de prestações mais baixas com a vantagem de pagar menos taxas antecipando ou quitando.
Uma dica de 8 a cada 10 especialistas no assunto é que você não despreze nessa conta o seu lazer, por menor que seja o prazo das prestações. Cabe procurar por alternativas mais baratas. Passear na Lagoa Rodrigo de Freitas virou uma “rotina” pra gente neste período. rs

Perguntas básicas a serem respondidas:

1-Estou comprando sozinho?
2-Tenho alguma viagem programada?
3-Eu consigo comprometer quanto da minha renda?
4-E se algo fugir do planejado, eu tenho o que fazer?
5-Eu tenho como montar um plano B e um plano C?

Perdeu algum capítulo?

Um comentário: